quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Influência da Mídia na Educação

A mídia televisiva hoje é um instrumento poderoso, que a depender de quem o utiliza e de quem forma a programação ele pode ser fortemente construtivo ou fortemente destrutivo.
O que se percebe hoje, é que, em sua maior parte, a mídia é um instrumento de controle de massa, propagando valores deturpados e manipulando a curto e longo prazo o caminhar da sociedade. Segundo Hoinef (1991), a televisão é uma forma de privação de sentidos, causando desorientação e confusão, suprimindo e substituindo o imaginário humano, encoraja a passividade da massa e treina as pessoas para aceitarem autoridade. Segundo Michel Foucault existe uma manutenção do poder e das classes da sociedade através do controle do conhecimento, exercido por uma classe minoritaria que busca manter a exclusividade da produção do conhecimento. A mídia televisiva como veiculo de informações acaba sendo instrumento de interesses particulares, e por seu poder acaba por influenciar a sociedade em diversas escalas, desde o que vestir e comprar ao "em quem acreditar" em casos de policia e até em eleições presidenciais, com base naqueles interesses particulares iniciais.
Apesar disso, a mídia, quando bem utilizada pode ser instrumento de salvaçåo tanto  em pequena quanto em larga escala, tanto para uma mãe que tem um filho desaparecido quanto para uma cidade atingida por enchentes ou crianças ou idosos com determinada doença que necessitam de ajuda.
Quando bem filtrado o material midiático pode até ser um instrumento expositivo em sala de aula ou como afirma Torres (1998), a mídia pode ser um instrumento de reforço da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário